quarta-feira, 13 de julho de 2016

Quilombo São Pedro realiza maior festa do Vale do Ribeira

      Mais uma vez foi um sucesso a festividade no Quilombo São Pedro. São quase 90 anos de realização do evento que já faz parte da agenda das comunidades vizinhas e até de pessoas de outras cidades - só das agendas da prefeitura e Câmara dos vereadores que ainda não! Enfim, falamos disso depois...
O evento que teve início na tarde do dia 29 de Junho com procissão e missa, seguidos por um maravilhoso café comunitário com produtos da roça. Mais a noite a fogueira foi acesa e iniciou-se a quadrilha, onde as crianças, jovens e até idosos dançaram após um casamento bem humorado- destaque para o padre que atendia o celular durante o casório! Assim, a noite encerrou-se com a comunidade toda reunida – e até comunidades vizinhas como --Ivaporunduva, Galvão e Castelhanos-- comendo pipoca, canjica bebendo quentão para espantar o frio!
Já no dia 02 de Julho, sábado, auge do evento, a noite iniciou-secom a apresentação do  Grupo Cultural Puxirão Bernardo Furquim, seguido pela apresentação da Dança da Mão esquerda. Mais tarde, muitos se divertiram na quermesse ao bom som dos violeiros do Quilombo Ivaporunduva. Jânio e Leonides, José Rodrigues e Gervásio encantaram a todas e todos com o melhor da moda de viola. Vieram pessoas de diversas comunidades como Sapatu, Ivaporunduva, André Lopes, Galvão, Nhunguara, Pilões, Maria Rosa, Poça, Barra do Braço, Batatal, Abobral, Meninos, Pedro Cubas etc; além de cidades como Curitiba, São Paulo, Cananéia, Registro, Cajati, Iporanga, Iguape, entre outras. Com isso, o espaço ficou pequeno quando os jovens da própria comunidade, “Aluisio dos Teclados” e “Nenê, O fera do Vale”, iniciaram o forró, que durou até as 5:30h da manhã. A animação era tamanha que para matar a fome os espectadores puderam saborear torta de palmito, porção de mandioca frita, frango e carne de porco assados na fornalha, além de outros salgados; e tudo isso com a opção de aquecer-se nas proximidades da fogueira de mais de 3 metros de altura acessa no inicio da noite e que durou uma semana. Enfim, a empolgação foi tamanha que no dia seguinte teve domingueira, prestigiada ainda por vários outras comunidades.
De acordo com o Grupo Cultural Puxirão Bernardo Furquim, apoiador do evento e a Associação Quilombo São Pedro, promotora do evento, mais de 2500 pessoas prestigiaram a 88ª Festa do Quilombo São Pedro, que foi considerada pelos coordenadores “um sucesso”. A associação, por conta própria, através de mutirões, realizou melhorias em diversos pontos dos 12 km de estrada não pavimentada que dá acesso a  comunidade. O órgão responsável pelos serviços em estradas, pertencente a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Eldorado, alegou que a máquina não estava em condições de realizar serviços naquela semana ( a que antecedeu o evento), pois estava em manutenção. Esse é um dos pontos que ilustram bem a desvalorização da cultura quilombola, tanto por parte do poder executivo, quanto pelo poder legislativo, pois sequer alguns vereadores ( quase todos) sabiam da realização do evento (e olha que tinha cartazes na cidade toda e em 90% dos bairros). Mas, cabe um questionamento: Onde estão os recursos referentes a cultura se não são investidos no segundo maior evento do município?  Onde? Pelo que vemos, constatamos o óbvio: nunca neste país o povo negro foi valorizado... A falta de apoio para a realização da segunda maior festa do município e maior evento realizado em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira é prova disso!

Ano que vem tem mais... 89ª edição da Festa do Quilombo São Pedro, Vale a pena !!! 





Fotos: 
Vanessa de França (Quilombo São Pedro)
Daniel Rodrigues (Grupo Cultural Tiduca- Cananéia-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário